quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Tutor da Juventude


Tutor da Juventude



A cidade de Reriutaba possui muitos filhos ilustres. Uns nasceram ali mesmo, outros a cidade adotou com carinho dantesco ou vice-versa.

O monsenhor Ataíde Vasconcelos figura entre estas pessoas que fizeram parte da vida de toda comunidade reriutabense.

José Ataíde Vasconcelos nasceu no dia 04 de Junho de 1929 na cidade de Morrinhos-CE. Oriúndo de uma família humilde e forte, trabalhadora e religiosa, despertou-se cedo para seguir o caminho religioso. Aos 15 anos ingressou no seminário na cidade de Sobral, formando-se posteriormente em Psicologia e Teologia em Fortaleza.

Sua ordenação como padre deu-se aos oito de dezembro de 1956 pelo bispo diocesano Dom José Tupinambá da Frota. No dia seguinte homenageou Morrinhos, sua terra natal, com sua primeira celebração. O Padre Ataíde lecionou no Colégio Sobralense até 1963, onde também contribuía na divulgação da palavra cristã na Rádio Educadora do Nordeste.

Tinha um carinho imenso pela juventude e caridade para com os mais necessitados. Fica a lembrança da fundação de um grupo que evangelizou e ajudou aos desabrigados das enchentes do rio Acaraú.

Em Massapê foi pároco de 1963 a 1965, tempo suficiente para semear naquela terra o carinho por toda a comunidade e colher a amizade dos massapeenses.

Em 1965 o bispo Dom Walfrido nomeou-o pároco da paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro de Reriutaba-Ce. No dia 11 de Abril de 1965 (domingo de ramos) o Padre Ataíde chegou em Reriutaba.

Ainda não tinha chegado neste mundo, mas o conheci em 1975 na minha Primeira Comunhão. Tinha medo dele, não por temor, mas por respeito. Sempre ele queria se inteirar de nossa formação, preocupava-se com o que líamos ou com o que fazíamos. Não se podia maltratar os animais, nem se intrigar. 

Naquela época era comum os meninos brigarem e passarem meses e, até anos, sem pisar ou passar na calçada da casa do outro. Estavam intrigados! E toda a meninada cobrava esta cisão. Quem falasse primeiro era “sem-vergonha”. O Padre Ataíde nos ensinava exatamente o contrário. Perdôe sempre!

Como atender o conselho do padre e ser ao mesmo tempo criticado pelo resto dos amigos ao se perdoar um intrigado?

Lembro-me que aconteceu justamente comigo! Tinha que me confessar para receber Jesus pela primeira vez. Mas tinha um pecado:  Era intrigado do meu primo Marcelo e tinha que dizer-lhe: “Ei...., não sou mais intrigado teu”.  Aquilo era um tormento.

Quando voltava das aulas preparatórias para a Primeira Comunhão na Casa da Providência, como era assim chamado a Escola Normal Nossa Senhora das Graças, desci pela pracinha da matriz, contornei a Igreja e olhei para a casa do Tio Deusdedit, pai do meu intrigado. .....Não tive coragem...., contornei a pracinha de novo e..... “sem-vergonhamente” fui direto falar com o Marcelo para acabar a intriga. Saí correndo sem esperar a resposta. No outro dia lá estava o Marcelo na porta lá de casa convidando para jogar futebol de botão. Acabou-se nossa intriga e também meu pecado. Já estava preparado para a Primeira Comunhão!

E no decurso de nossa vida infanto-juvenil o Padre e então Monsenhor Ataíde estava presente. Seja nas aulas de Ensino Religioso, seja caminhando pela praça da matriz para observar os jovens, aconselhando a não fumar, a não beber e outras coisas mais da época.

Fundou o Lar da Juventude. Uma ampla sala na Casa Paroquial abrigava todas as noites e aos domingos pela manhã jovens de 10 anos em diante para conversar, ouvir músicas, jogar xadrez, tênis de mesa e também ler. Havia muitos livros nas pequenas estantes naquela simples casa.

Quando o Lar da Juventude abria, ecoava da amplificadora a música que ficou gravada em nossa mente que era mais ou menos assim: “Juventude seu nome é beleza, juventude seu nome é amor. Juventude seu nome é graça, é luz é alegria, seu nome é louvor....”

Já estudava em Fortaleza quando recebi a triste notícia da grande viagem do Monsenhor Ataíde. Foi no dia 15 de abril de 1986. Partiu precoce, da mesma forma como precoce foi seu trabalho em prol da juventude reriutabense.

Juventude esta que dele ficou órfã e continuou órfã de um padre que promovesse a harmonia e a divulgação do bem entre os reriutabenses até recentemente.

Após 26 anos da partida do Monsenhor Ataíde, hoje vejo nas ações do Padre Ribeiro, nosso novo pároco, surgir uma nova luz que poderá iluminar melhor os passos dos jovens de minha querida Reriutaba.
  

Luiz Lopes Filho
Fortaleza-CE, 22 de novembro de 2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário